Expectativa mansa

Hoje eu canto a uma expectativa mansa, uma certeza de que os bons momentos hão de vir no ritmo e no tempo certos, um sentimento bom, não a angústia que à ansiedade acompanha.

Canto à vida que me retornou, por caminhos incertos, muitas vezes rejeitada, muitas vezes renegada, outras tantas negociada, mas certeira na expectativa mansa do que sei que há de vir.

Canto à flor de mandacaru, florando na serra de minha vida e trazendo a chuva que chega ao sertão desacorçoado de meus sentires, pálidos em um vale de sombra, e canto à flor que nasce da lama, catálise da catarse da expectativa mansa de um viver mais pleno.

Canto à esperança épica de um ser bravio domado pela dor, mais dura por incógnita, mais sombria por tão familiar. Canto ao renascer da existência em perspectiva pacífica, à expectativa mansa do alvorecer glorioso.

Canto a todas as rejeições, que na terra arrasada de um coração carrancudo fizeram terreno fértil para a expectativa mansa das ocasiões de exultação nascentes dessa ganga imunda, a um tempo escura e agora bela.

Canto Àquela de quem não se diz o Nome, mas que dez mil os tem, em infinitas manifestações, que em mim se encolhe e a mim me acolhe num seio amplo farto de doçuras e ali me acolho na expectativa mansa de vir a ser feliz, feliz que já sou agora.

Canto Àquele que nos traz à Luz, Senhor do Alvorecer, Senhor da Escuridão, pequena morte que nos traz à vida, Leão que solene combate ao nosso lado, na expectativa mansa de se conhecer o que já se conhece no conhecimento de si mesmo.

Canto a tudo que já me deixou, pois nesse já deixar encontro o que já está por vir e o que já vi, mas verei sempre sob novos olhos, olhos que arrepiam o íntimo da alma que reluz em chamas na toada de uma expectativa mansa, fogo lento que consome e recria.

Polissemize

